O rápido avanço tecnológico da sociedade e a Indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial, mudaram completamente a forma como trabalhamos. Vivemos um cenário em que ferramentas físicas, como máquinas, veículos e inventários, são usadas em conjunto com as tecnologias digitais, como Internet das Coisas, inteligência artificial e tecnologias cognitivas.
Essa transformação e a convivência do físico com o digital trouxeram novas realidades e desafios para as empresas e organizações. Os líderes também precisam se adaptar ao novo cenário, encontrando formas de se desenvolver e motivar sua equipe em um mundo globalizado.
Confira as características da Liderança 4.0.
Distribuição de responsabilidades
Diferentemente dos gerentes tradicionais, que definem papéis e responsabilidades fixas para seus funcionários, o Líder 4.0 entende que a distribuição de tarefas depende da competência da equipe e da situação.
Os gerentes digitais sabem que suas habilidades e as dos funcionários estão interligadas e que todos devem contribuir de acordo com a sua competência para atingir o melhor resultado possível.
Hierarquia cruzada
Antigamente, um gerente era responsável por controlar ordens, planejar recursos e avaliar resultados. Hoje em dia, os processos são controlados e discutidos em time, e os resultados são responsabilidade de todos os membros da equipe.
No novo cenário, a hierarquia cruzada e a equipe multifuncional, definida de acordo com a competência e a situação, geram resultados práticos.
Transparência de informação
O gerente tradicional levava a sério a lógica de que “informação é poder” e por isso concentrava toda a informação (e o poder) nas próprias mãos. Os dados apresentados para o restante da empresa eram minuciosamente controlados e liberados de forma estratégica.
Hoje, os Líderes 4.0 dão preferência para uma estrutura transparente, apoiando-se na auto responsabilidade e em comportamentos proativos da equipe.
Mudança e inovação
A máxima “Não se mexe em time que está ganhando” era comum entre os gerentes tradicionais, que sempre deram prioridade para manter o orçamento e minimizar os riscos. Mas esse pensamento deixa pouco espaço para a criatividade, não é mesmo?
Para sobreviver na indústria digital, os novos líderes entendem que mudanças e habilidade de adaptação são necessárias em um mercado que está em constante evolução por conta da tecnologia. E, para isso, eles encorajam agilidade entre mercado, consumidores e funcionários.